IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que negociações comerciais com Canadá estão "muito intensas"

05/09/2018 17h50

Washington, 5 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como "muito intensas" as negociações entre o governo e o Canadá para firmar um novo acordo comercial.

"Atualmente, estamos em negociações muito intensas com o Canadá. Eu diria isso, que a palavra é intensa", disse Trump a jornalistas após se reunir com o emir do Kuwait, xeque Sabah al Ahmed al Sabah.

"Se não (o acordo) não sair, não ocorrerá nada com o nosso país, mas sim ocorrerá com o Canadá. Acredito que eles nos tratarão de forma justa. Nos reuniremos com eles durante os próximos dias e veremos", continuou o presidente americano.

Trump ainda afirmou que a posição dos EUA nas negociações é "muito sólida" e acusou o Canadá e outros países de terem se aproveitado do governo americano durante muitos anos.

"E chegamos a um acordo com o México. As conversas com o México foram ótimas, incluindo com seu novo presidente", disse Trump, em referência a Andrés Manuel López Obrador, que assume em dezembro.

"Acredito que teremos uma relação muito boa com o México daqui para frente. O acordo é muito mais justo para os dois. O Nafta era um dos piores acordos comerciais na história do país", afirmou.

EUA e México chegaram na semana passada a um pacto preliminar para modificar o Nafta. O Canadá não foi incluído no acordo, mas há uma opção que deixa portas abertas ao país caso mude de ideia.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, retomou hoje as conversas com o representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, para resolver o impasse.