IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senado paraguaio aprova diretor para Itaipu designado pelo presidente

06/09/2018 20h43

Assunção, 6 set (EFE).- O Senado do Paraguai aprovou nesta quinta-feira a nomeação do economista José Alberto Alderete como diretor-geral do lado paraguaio da hidrelétrica de Itaipu, compartilhada com o Brasil.

Alderete, que tinha sido designado pelo presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, falou diante de diferentes comissões do Senado para expor aos legisladores sua visão e projetos na direção da represa.

Na semana passada, durante essas reuniões, Alderete disse que sua administração se focará na melhoria do serviço elétrico através de um acordo com a estatal Administração Nacional de Eletricidade (ANDE).

Além disso, quer priorizar a preparação da renegociação prevista com o Brasil para 2023, quando conclui o acordo sobre o uso e a comercialização da energia produzida na represa, que beneficia principalmente os brasileiros.

Nesse sentido, o Paraguai terá que renegociar com o Brasil e decidir o que fará com o 50% que lhe corresponde da energia gerada pela represa de Itaipu.

O Senado paraguaio está agora pendente de tratar a nomeação de Nicanor Duarte, presidente do país entre 2003 e 2008, como diretor do lado paraguaio da represa de Yacyretá, compartilhada com a Argentina, após sua designação por Abdo Benítez.