ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Trump anuncia início de negociações de acordo comercial com Japão

07/09/2018 17h40

Washington, 7 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que iniciou conversas para um acordo comercial com o Japão, dentro da ofensiva protecionista que lançou contra alguns de seus principais parceiros comerciais.

"Se não alcançarmos um acordo com o Japão, o Japão sabe que é um grande problema", afirmou Trump em declarações aos jornalistas que lhe acompanhavam no avião presidencial rumo a Fargo (Dakota do Norte), no centro-norte do país.

Nesse sentido, o governante assegurou que o Japão entrou em contato com o governo americano "na semana passada".

"O Japão não quis tratar com (o ex-presidente Barack) Obama (...) Sentiam que não haveria um castigo. Pensava que eram frágeis e ninguém faria nada. Em meu caso, sentem justamente o contrário", destacou.

Trump manteve até agora uma boa relação com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com quem se reuniu em diversas ocasiões e a quem convidou para seu clube de golfe privado Mar-a-Lago, na Flórida.

Deste modo, o presidente americano abre uma nova frente nas tensões com os parceiros comerciais dos EUA, depois de ter imposto tarifas sobre a China e a União Europeia (UE) devido ao, segundo sua opinião, tratamento injusto que os produtos americanos recebem nesses mercados.

Além disso, forçou a renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), em vigor desde 1994 com México e Canadá, depois qualificá-lo de maneira reiterada como um "desastre".

Mais Economia