IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão revisa para cima PIB em abril-junho

09/09/2018 22h03

Tóquio, 10 set (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 3% entre abril e junho em relação ao mesmo trimestre de 2017, segundo os dados revisados publicados nesta segunda-feira (data local) pelo Executivo, que elevam em 1,1 ponto a primeira estimativa.

A economia japonesa cresceu 0,7% no segundo trimestre do ano em comparação com janeiro-março, o que representa dois décimos mais que o número inicial divulgado pelo escritório do Gabinete do Governo há um mês.

A revisão para cima responde principalmente ao investimento de capital corporativo, um elemento de peso para a economia japonesa, que subiu 3,1% intertrimestral segundo os dados definitivos, praticamente o triplo que o que indicava a primeira estimativa.

A despesa doméstica, que representa aproximadamente 60% do PIB japonês, se manteve sem mudanças nos dados revisados, com alta de 0,7% frente ao primeiro trimestre do ano.

As exportações, outro dos componentes que mais tinham contribuído para a prolongada sequência de alta da economia japonesa, também não variaram nos dados definitivos e mantiveram crescimento de 0,2% intertrimestral.

Estes dados confirmam alta ainda mais pronunciada da terceira maior economia mundial durante o segundo trimestre do ano, depois de experimentar uma contração entre janeiro e março.