IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canadá e EUA chegam a acordo para renovar Nafta, segundo imprensa canadense

01/10/2018 01h16

Toronto, 30 set (EFE).- Canadá e Estados Unidos chegaram a um acordo para renovar o Tratado de Livre-comércio da América do Norte (Nafta), informou neste domingo a radiotelevisão pública canadense, "CBC".

A emissora afirmou que altos funcionários canadenses confirmaram que Ottawa e Washington conseguiram retirar as diferenças que mantinham as negociações bloqueadas.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, convocou seus ministros na noite de domingo para informá-los dos detalhes do acordo, relataram vários meios de comunicação canadenses.

Imagens transmitidas pelas principais redes de televisão do país mostraram a chegada de vários ministros ao Parlament Hill em Ottawa, onde ficam os escritórios do primeiro-ministro, pouco antes das 22h (horário local, 23h em Brasília).

Segundo a "CBC", o Canadá conseguiu que os EUA aceitem a manutenção do Capítulo 19, sobre resolução de disputas, algo que o presidente americano, Donald Trump, queria eliminar do novo acordo.

A grande incógnita até que os detalhes do acordo sejam conhecidos é o setor de produtos lácteos canadense, que é protegido atualmente para limitar as importações procedentes dos EUA.

Durante as negociações, Trump protestou várias vezes sobre as tarifas que o Canadá impõe aos produtos lácteos americanos e exigiu que sejam eliminados.

Os vazamentos para a imprensa também assinalam que o Canadá conseguiu garantias no acordo pelas quais Trump não imporá mais antecipações de tarifas às exportações de veículos e autopeças para os UEA.

O Nafta, em vigor desde 1994 entre México, Canadá e EUA, engloba um trilhão de dólares anuais em trocas entre os três países, mas foi submetido a um processo de renovação durante meses após a chegada de Trump à Casa Branca, já que ele o tinha qualificado de um desastre.