IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México comemora fechamento de novo acordo comercial com EUA e Canadá

01/10/2018 01h50

Cidade do México, 30 set (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, comemorou neste domingo o novo acordo comercial fechado com Estados Unidos e Canadá e que substituirá o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"É uma boa noite para o México, e para a América de Norte", escreveu o chanceler mexicano no Twitter.

Canadá e Estados Unidos anunciaram um novo acordo comercial trilateral junto com o México depois de meses de negociação que substituirá o Nafta e se chamará acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês).

Na curta mensagem, Videgaray afirmou que é "uma honra e um gosto trabalhar sob a liderança do presidente Enrique Peña Nieto junto com o ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, e uma grande equipe negociadora mexicana".

Além disso, destacou também como positivo o trabalho com o futuro chanceler, Marcelo Ebrard, e com Jesús Seade, chefe negociador do gabinete do presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, que assumirá a Presidência em 1º de dezembro.

Minutos depois desta mensagem do chanceler, às 22h40 (horário local, 0h40 de segunda-feira em Brasília), o documento do novo acordo foi entregue ao Senado Mexicano, em um ato com representantes da Câmara Alta e da equipe negociadora, entre eles Juan Carlos Baker, subsecretário de Comércio Exterior.

Ao receber os primeiros documentos em torno deste acordo, o presidente da Junta de Coordenação Política do Senado, Ricardo Monreal, avaliou positivamente a conquista.

"Este tratado que agora foi assinado pelos três países tem que ser bom para o México", comentou Monreal.

Além disso, ele afirmou: "Entendemos que a dinâmica comercial mudou e esperemos que este acordo seja benéfico para o México e para a vida nacional presente e futura".