ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Trump elogia novo acordo comercial com Canadá e México: "Maravilhoso"

01/10/2018 12h37

Washington, 1 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou "maravilhoso" e "histórico" o novo acordo comercial firmado com os governos de Canadá e México, após mais de um ano de difíceis negociações e críticas constantes aos dois países vizinhos.

"Ontem (domingo) à noite, na nossa data limite, chegamos a um maravilhoso novo acordo comercial com o Canadá, que será acrescentado ao pacto já firmado com o México. O novo nome será Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês)", afirmou o governante americano em mensagem no Twitter.

Na opinião de Trump, o novo acordo "resolve muitas das deficiências e erros do Nafta, abre em grande parte os mercados para os fazendeiros e manufatureiros, reduz barreiras comerciais para os EUA e levará os três grandes países juntos para competir com o resto do mundo".

"O USMCA é uma negociação histórica", acrescentou o presidente americano ao se referir ao novo nome que substitui o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), como se chamava até então.

O Nafta, que vigora desde 1994 entre os três países, com um US$ 1 trilhão anuais em intercâmbios comerciais, foi submetido a um processo de renovação durante meses após a chegada de Donald Trump ao poder. No fim de agosto, EUA e México chegaram a um acordo bilateral preliminar, ainda sem o Canadá.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia