IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IICA e "Vogue Brasil" retratam mulheres nas zonas rurais das Américas

05/10/2018 14h56

San José, 5 out (EFE).- O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) apresentou nesta sexta-feira uma aliança com a revista brasileira "Vogue" em um projeto cujo objetivo é retratar e dar visibilidade às mulheres que vivem nas zonas rurais do continente americano.

"Uma equipe da edição brasileira da revista 'Vogue' retratou histórias de trabalhadoras rurais em regiões de Brasil, Argentina, Guatemala e Jamaica graças a uma inédita aliança com o IICA", informou em comunicado o instituto, que tem sede na Costa Rica.

O IICA detalhou que a publicação tem o título de "Terra, substantivo feminino" e "apresenta os testemunhos e as imagens de cem mulheres que vivem e trabalham em zonas rurais desses países das Américas".

A entidade regional afirmou que a aliança com a "Vogue Brasil" está inserida "no forte compromisso do Instituto com a igualdade de gênero".

"O IICA entende a terra como um substantivo feminino, assim como a agroecologia, que defende a utilização dos recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece, em uma troca crescente e sustentável. Entre as mulheres e a terra ocorre o mesmo", diz o texto da "Vogue", de acordo com o comunicado do instituto.

O IICA ressaltou que seu Plano de Ação de Médio Prazo 2018-2022 contém cinco programas hemisféricos que incorporam de maneira transversal as áreas de gênero e juventude.

Entre as ações do Instituto durante o ano de 2018 para promover políticas de desenvolvimento e bem-estar para as mulheres rurais se encontram sua participação no fórum W20, grupo de engajamento do G20 que reúne organizações de mulheres dos países-membros em todo o mundo.

No evento, o IICA expôs a necessidade de que sejam formuladas com urgência políticas públicas sólidas e de longo prazo em benefício das mulheres que vivem nas zonas rurais, e de formar uma coalizão que envolva governos, organizações internacionais, representantes da sociedade civil e meios de comunicação.

O IICA faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA) e seu objetivo é oferecer cooperação técnica para o desenvolvimento da agricultura e das zonas rurais no continente.