IICA e "Vogue Brasil" retratam mulheres nas zonas rurais das Américas
"Uma equipe da edição brasileira da revista 'Vogue' retratou histórias de trabalhadoras rurais em regiões de Brasil, Argentina, Guatemala e Jamaica graças a uma inédita aliança com o IICA", informou em comunicado o instituto, que tem sede na Costa Rica.
O IICA detalhou que a publicação tem o título de "Terra, substantivo feminino" e "apresenta os testemunhos e as imagens de cem mulheres que vivem e trabalham em zonas rurais desses países das Américas".
A entidade regional afirmou que a aliança com a "Vogue Brasil" está inserida "no forte compromisso do Instituto com a igualdade de gênero".
"O IICA entende a terra como um substantivo feminino, assim como a agroecologia, que defende a utilização dos recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece, em uma troca crescente e sustentável. Entre as mulheres e a terra ocorre o mesmo", diz o texto da "Vogue", de acordo com o comunicado do instituto.
O IICA ressaltou que seu Plano de Ação de Médio Prazo 2018-2022 contém cinco programas hemisféricos que incorporam de maneira transversal as áreas de gênero e juventude.
Entre as ações do Instituto durante o ano de 2018 para promover políticas de desenvolvimento e bem-estar para as mulheres rurais se encontram sua participação no fórum W20, grupo de engajamento do G20 que reúne organizações de mulheres dos países-membros em todo o mundo.
No evento, o IICA expôs a necessidade de que sejam formuladas com urgência políticas públicas sólidas e de longo prazo em benefício das mulheres que vivem nas zonas rurais, e de formar uma coalizão que envolva governos, organizações internacionais, representantes da sociedade civil e meios de comunicação.
O IICA faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA) e seu objetivo é oferecer cooperação técnica para o desenvolvimento da agricultura e das zonas rurais no continente.
Newsletters
Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.