IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mulher assume pela primeira vez comando de um banco na Arábia Saudita

05/10/2018 15h29

Riad, 5 out (EFE).- Lubna Olayan foi anunciada nesta sexta-feira como nova presidente do Conselho de Direção do banco saudita SAAB First e se torna a primeira mulher a comandar uma instituição financeira na história da Arábia Saudita.

Olayan é desde 2005 funcionária do Banco Alawwal First, que acaba de se fundir com o Banco Britânico Saudita (SABB) para formar a nova instituição financeira.

Considerada pela revista "Forbes" como uma das mulheres mais influentes do Oriente Médio, Olayan trabalhou no setor bancário dos Estados Unidos na década de 1980. Mais tarde, ela voltou ao país para trabalhar na financeira Olayan, fundada por seu pai em 1947.

A nova presidente do SABB First é formada em Ciências da Agricultura pela Universidade Cornell e tem um mestrado em Administração pela Universidade de Indiana. Além disso, Olayan fez doutorado em Direito no Trinity College da Irlanda.

Desde a designação de Mohammed bin Salman como príncipe herdeiro do torno saudita em 2017, o governo local vem realizando uma série de reformas para tornar o país mais aberto ao mundo.

Uma das medidas que chamou mais atenção foi a decisão de permitir que as mulheres possam dirigir no país.

No entanto, organizações de direitos humanos denunciaram que, apesar da abertura, a situação das ativistas que defendem as mulheres na Arábia Saudita piorou de maneira considerável.

Semanas depois de suspender a proibição de dirigir das mulheres, o governo prendeu as ativistas que lutaram para acabar com o veto.

Em agosto, a promotoria saudita recomendou que Israa al Ghomgham, uma ativista xiita presa em 2015 por protestar no leste do país, fosse sentenciada à forca. Esta foi a primeira condenação deste tipo contra uma mulher ativista de direitos humanos.