IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Futurecom apresenta soluções para melhor eficiência energética

17/10/2018 13h52

São Paulo, 17 out (EFE).- Maior evento de telecomunicações e tecnologia da informação da América Latina, a Futurecom apresentou nesta quarta-feira, em São Paulo, soluções para aumentar a eficiência de energia e que podem beneficiar especialmente a produção rural.

Considerada líder mundial em tecnologia e serviços para o uso eficiente da energia e água, a Itron levou ao evento o projeto "Forecast as a Service" (Faas), com o qual realiza previsões periódicas sobre demanda de energia.

As previsões são atualizadas continuamente para apoiar o planejamento e o fornecimento da geração de acordo com as necessidades dos clientes, com frequências que vão desde cinco minutos a 20 anos de antecipação, informou a empresa durante o evento.

"A ferramenta permite comprar energia em uma época mais barata, por isso o investimento é muito menor", afirmou Eduardo Donatelli, técnico de sistemas da Itron.

O sistema, que tem uma porcentagem de erro menor que o de outras ferramentas, permite um aumento do equilíbrio financeiro para as empresas e um maior controle sobre a energia, segundo a Itron, que o desenvolveu em parceria com a Logicalis.

A tecnologia apresentada na Futurecom se baseia em algoritmos próprios de aprendizagem automática que incluem previsões meteorológicas e medições, as quais podem ser usadas em diversos setores e serviços públicos.

De acordo com o responsável de vendas da Itron na América Latina, Emerson de Souza, a Faas pode auxiliar agricultores e otimizar seu trabalho para que seja mais rentável.

Aberta na segunda-feira e realizada até amanhã no São Paulo Expo, a Futurecom tem 300 conferencistas e reúne as principais operadoras do país, além de exibições de Internet das Coisas (IoT) em vários setores, entre outras atividades.