ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Ban Ki-moon diz que guerra comercial entre EUA e China é "muito preocupante"

05/11/2018 09h53

Pequim, 5 nov (EFE).- O ex-secretário-geral da ONU Ban Ki-moon considerou nesta segunda-feira "muito preocupantes" as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China e desejou que esta situação "seja resolvida o mais rápido possível", em entrevista concedida em Pequim à Rádio China Internacional (CVI).

Ban, que participou de um fórum sobre desenvolvimento sustentado e o futuro das cidades na capital chinesa, explicou que "quando os dois principais poderes econômicos do mundo têm tensões, há consequências e efeitos para a situação econômica global".

"Sei que o presidente da China (Xi Jinping) ligou para o presidente (dos Estados Unidos) Donald Trump para encontrar uma possível solução para isto. É um bom gesto", afirmou a respeito da conversa entre ambos os líderes mantiveram no último dia 1, que Trump qualificou então de "muito boa".

"Espero que os líderes mundiais atuem mais como líderes globais, como cidadãos globais", recalcou.

O sul-coreano, que dirigiu a principal organização internacional entre 2007 e 2016, afirmou que "desde o final da Segunda Guerra Mundial, o multilateralismo e a cooperação mútua escoraram a paz e a prosperidade internacional", e lembrou que "o comércio é uma parte do nosso sistema multilateral".

"Sem o multilateralismo, nunca poderemos ser capazes de atingir o objetivo de Desenvolvimento Sustentado", acrescentou.

Sobre o papel da China no panorama mundial, Ban indicou que o país asiático, um dos beneficiados da cooperação internacional, está "devolvendo ao mundo o que recebeu".

Mais Economia