ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Fed mantém patamar dos juros nos EUA

08/11/2018 18h20

Washington, 8 nov (EFE).- O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, manteve nesta quinta-feira o patamar de 2% a 2,25% na taxa básica de juros do país e constatou uma leve redução no ritmo de investimento empresarial.

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (Fomc) anunciou ao término de sua reunião de dois dias que a decisão de manter os juros foi tomada de forma unânime.

"A criação de empregos foi forte, em média, nos meses recentes, e a taxa de desemprego caiu. Os gastos das famílias continuou com sólido crescimento, e o investimento empresarial fixo amenizou o rápido ritmo do começo do ano", disse o banco central americano.

O Fed reiterou a intenção de manter o gradual ritmo de ajuste monetário, e os principais analistas do mercado esperam um novo aumento dos juros na última reunião do órgão neste ano, prevista para meados de dezembro.

Em 2018, a taxa de juros foi elevada em três ocasiões, como reflexo da boa situação da economia dos EUA.

O presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou que o caminho de ajuste progressivo é o apropriado, apesar das críticas do presidente do país, Donald Trump, que alegou que o aumento dos juros ameaça diminuir a expansão da economia nacional.

Mais Economia