PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

AIE projeta que demanda por energia crescerá mais de 25% até 2040

12/11/2018 22h44

Londres, 13 nov (EFE).- A demanda global de energia crescerá mais de 25% até 2040, o que requer mais investimento na produção convencional de petróleo para evitar uma crise de fornecimento a médio prazo, alertou a Agência Internacional de Energia.

A advertência foi feita durante a apresentação do relatório anual "Perspectivas para a Energia Mundial 2018", em um evento realizado em Londres. A AIE também afirma que, apesar dos avanços das fontes renováveis, o mundo está longe de cumprir os objetivos estabelecidos para combater a mudança climática.

O aumento da demanda mundial por energia até 2040 vem, sobretudo, das economias em desenvolvimento da Ásia, especialmente da Índia. A AIE prevê que o país supere os Estados Unidos e a União Europeia (UE) em 2025 como um dos principais consumidores mundiais.

A demanda por combustíveis fósseis seguirá crescendo globalmente nos próximos anos, de acordo com a organização, mesmo com os avanços das fontes de energia alternativa. Em parte, esse consumo será suprida pelos petróleo e gás de xisto dos EUA, que se tornará o maior produtor mundial na próxima década, segundo a AIE.

A AIE prevê que a liderança dos EUA na produção de petróleo e gás colocará pressão nos governos produtores convencionais, muitos deles membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que dependem dos recursos vindos da venda de barris para bancar o desenvolvimento nacional.

A agência recomenda que esses países dobrem os investimentos de curto prazo nos projetos de extração de petróleo. Caso contrário, pode haver uma escassez de fornecimento e uma escalada dos preços em meados da próxima década.