ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

No Panamá, Xi manifesta sua intenção de criar economia mundial "aberta"

03/12/2018 18h09

Cidade do Panamá, 3 dez (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, manifestou nesta segunda-feira no Panamá sua intenção de construir uma economia mundial "aberta" e lutar contra o "protecionismo", depois que no sábado passado chegou a uma trégua na guerra comercial que mantém com os Estados Unidos.

O governante chinês falou com a imprensa depois de se reunir com seu homólogo panamenho, Juan Carlos Varela, e disse que ambos concordaram em "enfrentar articuladamente os desafios do protecionismo, promover a liberação do comércio e dos investimentos e impulsionar a construção de uma economia mundial aberta".

De visita oficial no Panamá, Xi jantou no sábado passado em Buenos Aires com o presidente americano, Donald Trump, com quem decidiu não aplicar tarifas adicionais a partir de 1º de janeiro.

Trata-se da primeira viagem oficial de um líder chinês ao Panamá depois que o país centro-americano estabeleceu relações diplomáticas com a China em junho de 2017 e rompeu as que mantinha até então com Taiwan, considerada uma província rebelde por Pequim.

A visita de Xi acontece no momento em que o gigante asiático busca ampliar sua influência na América Latina, uma região que historicamente esteve sob o guarda-chuva dos Estados Unidos.

Mais Economia