ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Opep e aliados decidem reduzir produção de petróleo em 1,2 mbd

07/12/2018 14h04

Viena, 7 dez (EFE).- A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, com a Rússia à frente, pactuaram nesta sexta-feira, em Viena, reduzir a produção conjunta de petróleo em 1,2 milhão de barris diários (mbd) a partir de 1º de janeiro e por seis meses.

O anúncio foi feito pelo ministro do Petróleo do Irã, Biyan Zanghaneh, presente a uma reunião que contou com representantes de 24 países produtores e debateu a possibilidade de efetuar a redução. O iraniano também se disse satisfeito porque seu país ficou isento do compromisso de diminuir a extração.

"A partir de 1º de janeiro vão reduzir a produção. Serão 800 mil (barris) da Opep e 400 mil dos Não-Opep. No total, serão 1,2 milhão de barris diários", afirmou.

"Acredito que foi um bom acordo. O Irã está formalmente excluído desta decisão. Venezuela e Líbia também estão excluídos", acrescentou.

Ontem foi realizada a 175ª conferência ministerial da Opep, que adiou para hoje a decisão definitiva sobre a redução da produção, já que dependia da adesão dos aliados que não são membros da organização.

Mais Economia