IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Itaipu instalará carregadores para carros elétricos em estrada do Paraguai

04/01/2019 22h12

Assunção, 4 jan (EFE).- O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) anunciou nesta sexta-feira que instalará neste mês de janeiro sua primeira estação de recarga para carros elétricos entre Assunção e Ciudad del Este, as duas cidades mais povoadas do país, e que prevê manter habilitada esta rota verde em um período de três meses.

Segundo o diretor-executivo do parque, Diosnel Dávalos, é possível que o serviço possa abrir uma conexão direta com o Brasil, através do departamento de Alto Paraná.

"Se a autonomia do veículo, no último posto de recarga instalado em Ciudad del Este, der para chegar ao próximo posto de recarga do Brasil, diretamente estaremos interligados", explicou Dávalos.

Os motoristas levarão de 15 a 20 minutos para carregar as baterias de seus automóveis a um preço de 20 mil guaranis (R$ 12,40), uma quantia que, segundo Itaipu, permitirá uma economia de 90% em relação ao custo dos hidrocarbonetos.

"A ideia é que as pessoas possam fazer um percurso turístico utilizando os postos elétricos. Nosso plano é fechar o triângulo em 2019", já que o planejamento também inclui a conexão com a cidade de Encarnación, destacou o diretor-executivo.

Para realizá-lo, Dávalos detalhou que será instalada uma estação de carga elétrica a cada 70 quilômetros de distância nos estabelecimentos da Petropar, o que representa uma estrutura suficiente para veículos com uma autonomia de 200 e 500 quilômetros.

"Será a primeira rota verde da América do Sul de recarga rápida", ressaltou o diretor-executivo. EFE