Atum vermelho é vendido por US$ 3,1 milhões em leilão anual no Japão
Tóquio, 5 jan (EFE).- Um atum vermelho foi vendido neste sábado pelo preço recorde de 333,6 milhões de ienes (cerca de US$ 3,1 milhões) no tradicional primeiro leilão anual realizado no mercado de peixe de Tóquio (Japão).
O leilão de hoje foi especial porque, além de registrar a marca histórica, foi o primeiro realizado nas novas instalações do Toyosu depois que o local, o maior mercado de peixes do mundo, foi transferido no ano passado de sua antiga localização em Tsukiji.
O preço da peça, pesando 278 kg (o quilo sai a US$ 11,1 mil) é o mais alto pago por qualquer atum no mercado central de Tóquio desde 1999.
É tradicional que no primeiro leilão do ano os preços extremamente altos sejam atingidos em Tóquio, e nesta ocasião esperava-se um novo recorde por se tratar do primeiro leilão no novo espaço.
Também começa a ser uma tradição que é Kiyoshi Kiyomura, dono da popular cadeia de restaurantes Sushi Zanmai, que pague os preços recordes.
Kiyomura foi o melhor licitante em sete das oito primeiros leilões do ano realizados desde 2011 e ele próprio detinha o recorde anterior (pagou cerca de US$ 1,4 milhão por um atum em 2013) que foi quebrado hoje.
O empresário, de 66 anos, busca com essa manobra chamar a atenção da mídia, pois considera que é mais barato e mais eficaz do que contratar uma grande agência de publicidade.
"Eu não esperava que o preço disparasse tanto este ano", disse Kiyomura, após o leilão.
"Conseguimos comprar um excelente atum e espero que os clientes possam apreciá-lo", completou, em declarações divulgadas pela agência "Kyodo". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.