Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Desmoronamento de mina de ouro no Afeganistão deixa pelo menos 30 mortos

06/01/2019 10h42

Cabul, 6 jan (EFE).- Pelo menos 30 pessoas morreram e cinco ficaram feridas neste domingo após o desmoronamento de uma mina de ouro em uma região remota da província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão, informaram as autoridades locais.

"As pessoas estavam trabalhando na exploração de uma mina de ouro quando desmoronou", disse o porta-voz do governador de Badakhshan, Nik Nazari.

Segundo o relatório inicial, pelo menos 30 trabalhadores morreram no fato e outros cinco ficaram feridos, disse o porta-voz.

As autoridades trabalham neste momento para enviar apoio à região do acidente.

De acordo com a versão das autoridades, um grupo de mineiros tinha começado uma escavação de mais de 20 metros de profundidade desde o nível do solo quando a mina desmoronou.

O Afeganistão é um país com vastos recursos minerais, no entanto, o desenvolvimento da mineração é ainda informal em muitas áreas e acontece em condições precárias.

De acordo com fontes oficiais dos Estados Unidos, o valor das jazidas no Afeganistão é tal que poderiam transformar o país em um dos maiores centros mineradores do mundo, embora sua exploração levará décadas devido à falta de infraestruturas.

Os maiores depósitos, de acordo com as fontes oficiais, são de ferro e cobre, embora também haja nióbio e grandes depósitos de ouro. EFE