IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Grécia apreende 5 milhões de comprimidos de Captagon, a droga dos jihadistas

08/01/2019 14h37

Atenas, 8 jan (EFE).- A polícia da Grécia apreendeu 5 milhões de comprimidos de Captagon, substância que é conhecida como a "droga dos jihadistas", escondidas em um navio que tinha atracado no porto de Piraeus, o principal do país, e procedente da Síria, informou nesta terça-feira o jornal grego "Kathimerini".

O barco estava atracado há vários dias no porto de Piraeus e continuaria sua viagem até a Croácia para depois se dirigir a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), seu destino final.

De acordo com autoridades turcas, que participaram da operação conjuntamente com a polícia grega, o objetivo das escalas na Grécia e na Croácia era despistar as autoridades e evitar a interceptação do navio.

O Captagon estava escondido em 540 placas de chumbo e dentro de cada um havia cerca de 10 mil pastilhas.

Captagon é o nome comercial de uma mistura de anfetamina e cafeína que funciona como estimulante, e que inibe a dor e a sensação de medo.

A substância ficou conhecida como "a droga dos jihadistas" pelo suposto uso que os combatentes do Estado Islâmico (EI) fazem dela.

A apreensão do navio e de sua carga aconteceu na segunda-feira, depois que os agentes do serviço turco de combate ao narcotráfico receberam uma denúncia a respeito e notificaram seus colegas gregos. Depois, as autoridades dos dois países fizeram uma inspeção conjunta da embarcação.

A agência americana de combate ao narcotráfico (DEA, na sigla em inglês), que tem um escritório permanente em Atenas, foi informada sobre a operação.

Um porta-voz da polícia grega não quis confirmar nem desmentir essa informação à Agência Efe e explicou que a investigação segue em aberto.

Em dezembro, a guarda costeira da Grécia confiscou 3 milhões de comprimidos de Captagon e seis toneladas de haxixe transportados em uma embarcação que também era proveniente da Síria. EFE