Venezuela leva à OMC sanções econômicas dos EUA contra Maduro
Genebra, 8 jan (EFE).- O governo da Venezuela solicitou nesta terça-feira à Organização Mundial do Comércio (OMC), cuja sede fica em Genebra (Suíça), iniciar consultas com os Estados Unidos relativas a determinadas sanções econômicas do governo de Donald Trump contra o governo de Nicolás Maduro.
Com essa solicitação, se inicia formalmente um procedimento de solução de disputas no âmbito da OMC. Se após 60 dias os envolvidos não conseguirem resolver suas diferenças através de consultas, o reclamante pode pedir a formação de um grupo especial para solucionar a disputa.
A Venezuela argumenta que algumas leis e normas dos EUA relativas aos bens de origem venezuelana, a solvência da dívida pública do país sul-americano e as transações na divisa digital "Petro", entre outros aspectos, são incompatíveis com os acordos internacionais de comércio de produtos e serviços.
Entre as medidas que a Venezuela quer debater na OMC figuram o decreto presidencial com o qual se proibiu qualquer transação financeira com origem nos Estados Unidos relacionada com o Petro e o que impede a venda e as garantias de determinados ativos financeiros venezuelanos pelo governo de Maduro.
Caracas também quer discutir a medida que bloqueia as propriedades sob jurisdição dos EUA e proíbe cidadãos americanos de realizarem transações com quatro pessoas do entorno do presidente Maduro, entre elas sua esposa Cilia Flores. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.