Apple faz acordo com fisco da França para pagamento de impostos atrasados
Paris, 5 fev (EFE).- A multinacional americana Apple chegou a um acordo com a administração fiscal francesa para pagar cerca de 500 milhões de euros por 10 anos de impostos atrasados, indicaram nesta terça-feira os meios de comunicação locais.
Trata-se de um acordo confidencial alcançado no final do ano passado pelo qual a empresa se compromete a pagar essa quantidade como compensação pelo baixo lucro declarado na França, segundo uma edição digital da revista "L'Express".
Um acordo similar foi alcançado pela administração fiscal francesa com a Amazon no ano passado.
O escritório fiscal francês, portanto, renuncia ao direito de iniciar um processo sancionatório contra a Apple, mas isso envolveria uma disputa judicial longa e onerosa.
A empresa, que faturou 6,6 bilhões de euros em 2008 na França, passou a ter um lucro de 47,7 bilhões nove anos mais tarde, de acordo com os dados divulgados pelo "L'Express".
A maior parte deste dinheiro era declarada na Irlanda, onde a tributação era mais baixas.
Em sua estrutura francesa, de acordo com o jornal semanal, declarou receitas de 89,3 milhões em 2017 e pagou 14,4 milhões de impostos.
A adoção de uma lei na França que permite a abertura de um processo criminal por fraude fiscal favoreceu as negociações entre as grandes empresas digitais e a administração fiscal.
Oficialmente, a administração fiscal se recusou a dar detalhes sob sigilo, enquanto a Apple indicou que uma "auditoria plurianual de suas contas francesas" e um "ajuste" haviam sido realizados, sem outros detalhes. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.