IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neve obriga o cancelamento de mais de 100 voos em Tóquio

09/02/2019 06h37

Tóquio, 9 fev (EFE).- As fortes nevadas que atingiram Tóquio neste sábado e a sua região divisória obrigaram o cancelamento até o momento de mais de 100 voos domésticos nos dois aeroportos que atendem a capital do Japão.

Até às 12h (horário local, 1h de Brasília) as duas principais linhas aéreas japonesas, Japan Airlines e All Nippon Airways (ANA), cancelaram mais de 100 voos que deviam partir ou decolar hoje dos aeroportos de Narita e Haneda.

As duas principais companhias de baixo custo do país, Jetstar e Vanilla Air, suspenderam por sua vez quase 40 serviços com origem ou destino em Narita ou em aeroportos regionais como Chubu (centro) e Shin Chitose, em Hokkaido (norte).

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) previu que as precipitações gerarão em Tóquio e arredores cerca de 5 centímetros de neve até a primeira hora do domingo.

No aeroporto de Narita, o operador foi forçado a fechar e reabrir as pistas repetidamente devido ao acúmulo de neve, que na província de Chiba, onde está localizado o aeroporto, já supera os 2 centímetros, segundo informou a agência de notícias "Kyodo".

As nevadas fortes, pouco frequentes em Tóquio e arredores, costumam afetar substancialmente o transporte na região da capital japonesa, com uma população de aproximadamente 35 milhões de pessoas.

A JMA pediu cautela dos motoristas diante da tempestade, embora até o momento não tenha registro de problemas em estradas ou em ferrovias, de acordo com a emissora pública "NHK".

A tempestade responde a uma frente fria que atualmente atinge o leste e norte do país, em especial na ilha de Hokkaido, onde as temperaturas em alguns pontos superaram hoje os 30 graus abaixo de zero. EFE