Diretor-geral da OMC fará visita de trabalho ao México
Cidade do México, 3 abr (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, visitará o México amanhã e terá uma reunião privada com o presidente Andrés Manuel López Obrador, segundo informou nesta quarta-feira a Secretaria de Economia mexicana.
A visita responde ao convite feito pela secretária de Economia, Graciela Márquez, em representação do governo do México, indicou a pasta em um boletim.
A nota detalha que estão programados um encontro privado com López Obrador, uma reunião bilateral com Márquez, e reuniões com representantes de distintos setores produtivos, do âmbito acadêmico e do Poder Legislativo.
Durante sua visita, Azevêdo fará uma conferência magistral que versará sobre a situação atual e as perspectivas do sistema multilateral de comércio.
Depois deste simpósio, o titular da OMC dará uma entrevista coletiva junto com a secretária de Economia mexicana.
O comunicado destacou que, na conjuntura atual caracterizada pela desaceleração do comércio mundial e do aumento das tensões comerciais, a visita de Azevêdo "representa uma oportunidade para melhorar o posicionamento dos temas da agenda da OMC" na academia, na sociedade civil e na administração pública.
Nesta terça-feira, Azevêdo afirmou em Genebra, na Suíça, que o conflito tarifário China-Estados Unidos e as dúvidas na Europa devido ao Brexit são alguns dos fortes "ventos contrários".
Por tal motivo, a OMC espera que os intercâmbios mundiais cresçam apenas 2,6% em 2019, quatro décimos a menos que em 2018.
Em 2020, a organização confia em que sejam recuperados os ritmos de crescimento e o comércio volte a crescer a uma taxa de 3%, mas apenas se as tensões comerciais forem aliviadas, segundo destacou Azevêdo na apresentação das previsões.
Com 164 países-membros que representam 98% do comércio mundial, a OMC é o maior fórum comercial em nível mundial, e a única instituição que se ocupa das normas que regem o comércio internacional entre nações. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.