Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Helicóptero turco é apresentado pela 1ª vez na A.Latina em feira LAAD no Rio

04/04/2019 15h47

Rio de Janeiro, 4 abr (EFE).- Com 30 unidades vendidas ao Paquistão e negócios avançados com países de Ásia, África e Europa, o helicóptero turco T129 ATAK, projetado para propósitos de ataque e reconhecimento, foi apresentado pela primeira vez na América Latina na Exposição Latino-Americana de Espaço e Defesa (LAAD), no Rio de Janeiro, a maior feira de defesa da região.

Projetado pela companhia Turkish Aerospace Industries (TAI), o T129 ATAK é qualificado como o helicóptero de ataque mais eficiente de sua categoria, uma aeronave que o Brasil também está de olho após uma série de testes realizados desde a semana passada no país.

Na primeira apresentação na América Latina, o T129 ATAK foi testado e analisado na semana passada por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) no Comando de Aviação do Exército, em São Paulo.

A aeronave também participou de testes em Brasília e Rio de Janeiro, onde voou ao redor do Cristo Redentor antes de fazer parte das atrações da LAAD, que termina amanhã.

No total, o moderno helicóptero fez 18 horas de voo e cobriu uma distância de 1.360 milhas (1999 quilômetros) sob o comando de 11 pilotos no Brasil.

Com negócios avançados em países de Ásia, África e Europa, e 30 unidades vendidas ao Paquistão em julho do ano passado, o helicóptero também gerou interesse no Brasil e, apesar de ainda não ter concretizado nenhuma venda, a companhia turca está otimista.

"O Exército brasileiro testou alguns helicópteros recentemente, o T129 ATAK está entre eles e estamos seguros de que temos a melhor opção para o Exército brasileiro. Esperamos assinar esta associação em breve", garantiu à Agência Efe o porta-voz da TAI, Tamer Ozmen, vice-presidente de Marketing e Comunicação.

O T129 ATAK é a versão mais moderna do A129 Mangusta, que foi o primeiro helicóptero de ataque totalmente concebido na Europa, e produzido sob licença da Leonardo Helicopters (antiga Agusta) pela TAI.

O helicóptero, que entrou em serviço no exército turco em 2014, é uma aeronave de uma nova geração de bimotores com dois assentos, projetado especificamente para propósitos de ataque e reconhecimento.

"O T129 ATAK incorpora uma filosofia de sistema totalmente nova, com novos motores (LHTEC CTS 800-4A), novos sistemas de aviônica, visão e armas, uma fuselagem modificada, um sistema de transmissão melhorado e um novo rotor de cauda", explicou o porta-voz da companhia turca. EFE