Aeroporto internacional de Istambul é substituído após mais de 50 anos
Istambul, 6 abr (EFE).- O aeroporto Internacional Atatürk, em Istambul, deixou de funcionar neste sábado, após mais de 50 anos em serviço, e foi substituído pelo novo Aeroporto Internacional de Istambul, situado na periferia da cidade.
Durante um período de 12 horas, ambos os aeroportos ficaram fechados ao tráfego aéreo.
A nova instalação reabriu na manhã deste sábado e o primeiro voo foi realizado entre Istambul e Ancara, segundo confirmou a companhia Turkish Airlines no Twitter.
Já no começo da manhã, a Turkish Airlines tinha anunciado que "94%" da mudança já tinha sido concluída, mas o plano prevê que a operação dure até a noite de hoje.
O código IST, que até agora identificava o aeroporto de Istambul Atatürk, foi atribuído ao novo aeroporto, construído em uma planície próxima ao Mar Negro.
O antigo, muito mais próximo ao centro urbano, foi fundado em 1912 como aeroporto militar e era utilizado para voos comerciais desde 1920. Apenas em 1953 o local se transformou em aeroporto internacional. E hoje, o aeroporto foi fechado para tráfego de passageiros em linha.
Porém, o local seguirá operando sob o código ISL voos de carga e voos privados.
Ao contrário do anterior, o novo aeroporto não tem conexão com o metrô ou trem de cercanias, mas existem várias linhas de ônibus, com bilhetes que custam entre 1 e 4 euros por trajeto.
O novo aeroporto de Istambul, um dos maiores do mundo - com uma capacidade projetada para até 200 milhões de passageiros por ano - é um dos principais projetos de infraestruturas do presidente turco, o islamita Recep Tayyip Erdogan, e sua construção custou mais de US$ 10 bilhões. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.