IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Anunciado acordo para pôr fim a protesto contra mina no sul do Peru

06/04/2019 23h52

Lima, 6 abr (EFE).- O Governo do Peru anunciou neste sábado um acordo com representantes de comunidades camponesas da região de Abancay e da empresa chinesa MMG para solucionar um protesto que há quase dois meses impede a operação normal da mina de cobre Las Bambas, uma das maiores do mundo.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião na qual participaram o primeiro-ministro do Peru, Salvador del Solar, o presidente da comunidade de Fuerabamba, Gregorio Rojas, e um representante da mina Las Bambas.

Após o encontro, realizado na sede em Lima da Conferência Episcopal Peruana durante mais de oito horas, os participantes anunciaram uma série de acordos, que ainda deverão ser aprovados pelos integrantes das comunidades camponesas.

"Através do diálogo chegamos a grandes acordos", declarou Del Solar antes de se indicar se os dirigentes camponeses se comprometem a permitir o livre trânsito dos caminhões da mina e o governo a investir em obras de desenvolvimento nessa região dos Andes do sul do Peru. EFE