IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acidente em mina de ouro na Colômbia deixa 21 feridos

09/05/2019 16h53

Bogotá, 9 mai (EFE).- Um acidente em uma mina de ouro no departamento de Antioquia, na Colômbia, deixou 21 pessoas feridas, quatro delas em estado grave, informaram autotidades locais nesta quinta-feira.

Segundo o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Desastres do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (Dapard), capitão René Bolívar, o acidente aconteceu às 5h25 (6h25 em Brasília) na mina La Providencia, que fica no município de Remedios.

Bolívar afirmou que graças às rápidas reações da empresa Gran Colombia Gold, dona da mina, e da Salvamento Minero de la Agencia Nacional de Minería (ANM) as vítimas foram retiradas.

Os quatro feridos em estado grave foram levados ao Hospital San Vicente de Paul, no município de Rionegro, próximo a Medellín, a capital do departamento de Antioquia, e os demais foram encaminhados para centros médicos próximos ao local.

"Dois apresentam traumatismo cranioencefálico, e um deles trauma no tórax. Uma quarta pessoa que era atendida no hospital de Remedios apresenta lesão na coluna e foi encaminhada ao Hospital Hospital San Vicente de Paul de Rionegro", explicou Bolívar.

De acordo com o coordenador, uma mulher de 25 anos será levada ao hospital do município de Yolombó, também em Antioquia, devido a uma lesão na tíbia.

"Já as causas da situação que ocorreu na mina são alvo de investigação da própria empresa mineradora e das equipes de resgate, que são os responsáveis por esse tipo de investigação", ressaltou.

A Gran Colombia Gold informou em comunicado que "está comunicando as famílias dos funcionários para colocá-las a par da situação de cada um deles" e que abriu uma investigação para que "esta situação não volte a ocorrer". EFE