Topo

Após receber carta de Xi, Trump diz que acordo com a China é "possível"

09/05/2019 15h37

Washington, 9 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta quinta-feira a criticar a China por ter tentado "renegociar" o acordo comercial entre os dois países, mas afirmou que ainda é possível firmar um pacto e anunciou ter recebido uma carta do presidente do país asiático, Xi Jinping, sobre o tema.

"É possível. Vamos ver (...) Recebi uma carta muito bonita do presidente Xi, na qual ele pede que 'trabalhemos juntos, façamos alguma coisa", afirmou Trump em pronunciamento na Casa Branca.

Veja também

Hoje é o último dia do prazo dado pelo presidente americano para que seja selado um acordo comercial com a China.

Trump reiterou que, caso não haja avanços, os EUA aumentarão as tarifas sobre centenas de importações chinesas, da atual cobrança de 10% para 25%, e criticou o governo chinês por ter tido a intenção de "renegociar" parte do pacto quando estava perto de ser concluído.

"Nossa alternativa (no caso de não haver um acordo) é excelente. Sou diferente de outras pessoas. Acredito que as tarifas são muito valiosas para nosso país", acrescentou.

Os chefes negociadores dos EUA, Robert Lighthizer, e da China, o vice-primeiro-ministro Liu He, estão reunidos desde o início da manhã em Washington para uma nova rodada de conversas para alcançar um acordo comercial.

"Durante dez meses a China pagou tarifas de 25% sobre US$ 50 bilhões em bens tecnológicos, e de 10% sobre US$ 200 bilhões em outros bens (...). As de 10% subirão para 25% na sexta-feira", advertiu Trump no último domingo em um tweet inesperado que surpreendeu tanto Pequim como os mercados.

Esta nova ameaça provocou inquietação nas principais bolsas mundiais, que registraram quedas durante toda a semana à espera da concretização da alta tarifária sobre as importações chinesas.

Por sua vez, o governo chinês ressaltou hoje que está "completamente preparado para defender seus interesses" em relação à disputa comercial com os EUA e ameaçou responder com "represálias" se Washington decidir aumentar as tarifas de 10% para 25%. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após receber carta de Xi, Trump diz que acordo com a China é "possível" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia