PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Embaixador espanhol destaca o "desafio" de concluir acordo entre UE-Mercosul

09/05/2019 23h50

São Paulo, 9 mai (EFE).- O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, destacou nesta quinta-feira, em São Paulo, o "desafio" de concluir o acordo comercial entre União Europeia e Brasil, cujas negociações se arrastam há duas décadas.

García Casas apelou ao desejo de concluir as negociações durante a celebração do Dia da Europa no Brasil, que foi comemorado na capital paulista, com um concerto da Filarmônica SESI-SP, realizado no Colégio Miguel de Cervantes e dirigido pelo maestro João Carlos Martins.

"Temos um novo desafio: finalizar o acordo UE-Mercosul, que, contra alguns multilateralismos de hoje, criará a maior área multilateral de livre-comércio entre os dois lados do Atlântico, que é o próximo objetivo que temos que alcançar", afirmou o embaixador.

Ele lembrou que as relações entre União Europeia e Brasil são muito intensas e deu como exemplo os investimentos e trocas comerciais entre o país e o bloco europeu.

Entre outros desafios, ele citou "lutar contra a mudança climática, fazer com que as migrações sejam seguras, legais e ordeiras, com cooperação dos países de origem, trânsito e destino".

Nesse sentido, ressaltou a cooperação do Brasil para receber os imigrantes venezuelanos que fogem da crise política e econômica do país vizinho e lembrou que a "UE está buscando que a democracia, a liberdade e a prosperidade volte à Venezuela".

A Embaixada da Espanha no Brasil juntou-se às comemorações do Dia da Europa, data que lembra a histórica "Declaração Schuman".

Em discurso proferido em 1950, o ministro das Relações Exteriores da França, Robert Schuman, defendeu uma nova forma de cooperação política que tornaria impensável uma nova guerra entre nações europeias, como lembrou a Embaixada da Espanha no Brasil.

A proposta de Schuman é considerada como o começo do que é hoje a União Europeia. EFE