Embaixador espanhol destaca o "desafio" de concluir acordo entre UE-Mercosul
São Paulo, 9 mai (EFE).- O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, destacou nesta quinta-feira, em São Paulo, o "desafio" de concluir o acordo comercial entre União Europeia e Brasil, cujas negociações se arrastam há duas décadas.
García Casas apelou ao desejo de concluir as negociações durante a celebração do Dia da Europa no Brasil, que foi comemorado na capital paulista, com um concerto da Filarmônica SESI-SP, realizado no Colégio Miguel de Cervantes e dirigido pelo maestro João Carlos Martins.
"Temos um novo desafio: finalizar o acordo UE-Mercosul, que, contra alguns multilateralismos de hoje, criará a maior área multilateral de livre-comércio entre os dois lados do Atlântico, que é o próximo objetivo que temos que alcançar", afirmou o embaixador.
Ele lembrou que as relações entre União Europeia e Brasil são muito intensas e deu como exemplo os investimentos e trocas comerciais entre o país e o bloco europeu.
Entre outros desafios, ele citou "lutar contra a mudança climática, fazer com que as migrações sejam seguras, legais e ordeiras, com cooperação dos países de origem, trânsito e destino".
Nesse sentido, ressaltou a cooperação do Brasil para receber os imigrantes venezuelanos que fogem da crise política e econômica do país vizinho e lembrou que a "UE está buscando que a democracia, a liberdade e a prosperidade volte à Venezuela".
A Embaixada da Espanha no Brasil juntou-se às comemorações do Dia da Europa, data que lembra a histórica "Declaração Schuman".
Em discurso proferido em 1950, o ministro das Relações Exteriores da França, Robert Schuman, defendeu uma nova forma de cooperação política que tornaria impensável uma nova guerra entre nações europeias, como lembrou a Embaixada da Espanha no Brasil.
A proposta de Schuman é considerada como o começo do que é hoje a União Europeia. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.