IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Barril do Brent fecha em forte baixa de 3,31%

31/05/2019 16h08

Londres, 31 mai (EFE).- O preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho fechou nesta sexta-feira em forte baixa de 3,31%, cotado a US$ 64,47.

O petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, terminou o pregão no International Exchange Futures (ICE) US$ 2,21 abaixo do valor final da sessão de quinta-feira.

O preço do Brent caiu pela terceira jornada consecutiva, afetado pelo temor dos efeitos sobre a demanda das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, assim como pelas novas tarifas que o presidente americano, Donald Trumo, planeja impor sobre o México.

Trump disse ontem que imporá a partir do dia de 10 de junho uma taxa de 5% sobre os produtos procedentes do México, sob o pretexto do crescente fluxo de imigrantes ilegais na fronteira entre ambos os países.

Essa ameaça se soma à guerra tarifária que os EUA já travam com a China há meses, o que faz os investidores preverem problemas no gigante asiático.

Essas expectativas aumentaram nesta sexta-feira, após o anúncio de que a indústria manufatureira chinesa registrou queda em maio, após dois meses seguidos de expansão.

O índice geral de compras (PMI) da China, o indicador de referência nesse campo, registrou em março uma alta de seis décimos e em abril conseguiu se manter em terreno positivo, mas agora voltou a desacelerar ao perder sete décimos. EFE