IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolívia assina acordo para vender gás natural ao Mato Grosso do Sul

04/06/2019 21h10

La Paz, 4 jun (EFE).- A Bolívia e o governo do Mato Grosso do Sul assinaram nesta terça-feira, em Santa Cruz de la Sierra, um acordo de integração energética para a venda direta de gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural liquefeito (GNL) ao estado brasileiro.

O evento contou com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, e do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

O acordo prevê que a empresa estatal Yacimentos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YFPB) possa comercializar GNL, GLP e ureia. O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, disse que esse tipo de acordo assinado hoje é importante para que o país possa ganhar novos mercados.

Já Morales destacou que o acordo permitirá a venda de mais de 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia ao estado brasileiro.

O presidente da YPFB, Óscar Barriga, assinou um memorando de entendimento com o representante da Global Participações em Energia, Valfredo de Assis, para o fornecimento de gás natural até 2020.

O governo boliviano já havia assinado na semana passada um acordo com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, para a venda de GNL e GLP. Além disso, o pacto prevê que a YPFB construirá redes de distribuição do produto a residências do estado.

No ano passado, a Bolívia assinou outros acordos com Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para novos mercados para a venda de gás no país, além do já existente com a Petrobras.

A Bolívia exporta 30 milhões de metros cúbicos de gás natural ao Brasil anualmente. O principal cliente é o estado de São Paulo. EFE