IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jovens brasileiros dominam conferência de desenvolvedores da Apple

05/06/2019 16h09

San José (EUA), 5 jun (EFE).- O Brasil foi o país com mais jovens estudantes agraciados pelo programa de bolsas de estudos oferecido pela Apple na WWDC19, a conferência anual de desenvolvedores da empresa, que está sendo realizada nesta semana na Califórnia.

Ao todo, 85 dos 350 escolhidos pelo programa são brasileiros. Ou seja, praticamente um de cada quatro jovens desenvolvedores são do país, o que fez com que o português fosse ouvido quase em todos os cantos do evento que ocorre no Mc Enery Convention Center.

"Eu adoro criar games e sempre tento inserir neles um componente educativo para que quem joga, além de se divertir, aprenda", explicou à Agência Efe Hugo Lispector, um dos escolhidos.

Aluno de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele participou de uma mesa redonda com vários brasileiros na WWDC19 e é o criador de dois jogos para smartphones, "Swift as the Wind", no qual o jogador deve estimar a força do vento para dirigir uma pequena barca, e "Aster", ambientado no espaço e que ensina conceitos como o da gravidade.

"Eu fiz tudo: o projeto, o código e até a trilha sonora", contou.

Na mesa também estava Izabella Melo, aluna de Engenharia da Computação da UFPE e a única mulher do debate. Preocupada justamente com a pequena participação feminina no setor, ela fundou com outras programadoras uma organização dedicada a promover o interesse das meninas na informática.

O sucesso dos jovens desenvolvedores brasileiros nesta edição do WWDC pode ser explicado, em parte, pela expansão da Apple Developer Academy Brasil, uma associação entre a Apple e dez universidades para ensinar programação a alunos do ensino superior.

Essas academias concebem o código não como algo específico da Engenharias ou da Informática, mas como uma linguagem em si mesma e, portanto, estão abertas a estudantes de qualquer curso, tanto de Matemática e Eletrônica quanto Direito e Design, por exemplo. EFE