IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão e EUA discutem desequilíbrios entre contas-correntes nacionais

09/06/2019 01h41

Fukuoka (Japão), 9 jun (EFE).- O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e o ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, discutiram neste domingo como abordar os desequilíbrios entre as contas-correntes nacionais, em um encontro bilateral.

Ambos trataram sobre estes temas à margem da reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do Grupo dos Vinte (G20) realizada neste fim de semana em Fukuoka, cidade do sudoeste de Japão, encontro marcado pelas tensões comerciais em torno dos Estados Unidos.

"Discutimos a cooperação em andamento entre Estados Unidos e Japão sobre diferentes assuntos econômicos e de segurança", disse através de sua conta no Twitter o secretário do Tesouro americano.

Ambos os países negociam atualmente tratados bilaterais de comércio, com o qual os EUA esperam compensar o déficit comercial que tem com o Japão.

Na reunião de hoje, Aso insistiu com Mnuchin na postura japonesa que o acordo comercial não inclua nenhuma cláusula sobre política monetária, e defendeu que os desequilíbrios entre contas-correntes nacionais sejam tratados em um fórum multilateral como o próprio G20, segundo disseram fontes governamentais japonesas.

Durante a reunião dos ministros do G20, que termina neste domingo, está previsto que sejam analisados os efeitos sobre a economia global do auge das políticas protecionistas e dos crescentes desequilíbrios entre os fluxos comerciais. EFE