Preços sobem 0,1% em maio nos EUA, menor aumento mensal desde janeiro
Washington, 11 jun (EFE).- O Índice de Preços ao Consumo (IPC) subiu 0,1% nos Estados Unidos em maio, com o que a taxa anualizada caiu de 2% para 1,8%, segundo informou nesta quarta-feira o governo americano.
Trata-se do menor aumento mensal registrado desde janeiro.
Já o núcleo da inflação, que exclui os preços da energia e dos alimentos devido à sua volatilidade, também aumentou 0,1% no mês passado, enquanto comparado com abril do ano passado reduziu levemente, de 2,1% para 2%. O dado coincide com o antecipado pelos analistas.
A ascensão de maio veio impulsionada pela alta nos preços dos alimentos, que aumentaram 0,3%, e dos aluguéis, que avançaram 0,2%.
Por sua parte, a gasolina registrou uma queda de 0,5%, após ter disparado 6% em abril.
O número da inflação é divulgado uma semana antes da próxima reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, e acrescenta pressão à decisão sobre política monetária.
O banco central pulsou o botão de pausa no seu plano de progressivo ajuste monetário para 2019 diante do arrefecimento econômico global, das tensões comerciais e da fraqueza dos preços nos EUA, que se encontram abaixo do objetivo anual do Fed de 2%.
As taxas de juros, por sua vez, se encontram atualmente entre a categoria de 2,25% e 2,5%, depois da última alta em dezembro do ano passado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.