IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook contrata diretor de banco britânico antes de lançar sua criptomoeda

14/06/2019 10h16

Londres, 14 jun (EFE).- O Facebook contratou Ed Bowles, diretor do banco britânico Standard Chartered, antes de lançar sua criptomoeda e outros serviços financeiros, informa nesta sexta-feira o "Financial Times".

O jornal londrino afirma que a empresa de Mark Zuckerberg se prepara desta forma para um previsível aumento da fiscalização na Europa em nível político e dos organismos reguladores.

Segundo o "FT", Bowles, atualmente diretor de assuntos públicos e corporativos do Standard Chartered, entrará para a equipe do Facebook em setembro como diretor de políticas públicas, com sede em Londres.

Nem a empresa americana, nem o executivo confirmaram a notícia oficialmente.

Em janeiro, o Facebook contratou como diretor de comunicação global o ex-vice-primeiro-ministro britânico Nick Clegg, que tem experiência em negociações com a União Europeia (UE).

Em abril, Zuckerberg se reuniu com o governador do Banco da Inglaterra, o canadense Mark Carney, para analisar o futuro dos bancos digitais, lembra o "FT", que afirma que o empresário conversa também com os órgãos reguladores no seu país.

O jornal americano "The Wall Street Journal" revelou na quinta-feira que o Facebook se associou a várias empresas tecnológicas, financeiras e de comércio eletrônico para pôr em circulação uma criptomoeda própria que permita realizar transações entre particulares e com estabelecimentos.

O projeto de divisa, que pode ser apresentado na próxima semana, contaria com o apoio de companhias como Visa, MasterCard, PayPal e Uber, que farão parte de um consórcio chamado "Associação Libra" que atuará como ente supervisor colegiado.

Segundo o jornal, não ter o controle direto da divisa digital daria ao Facebook maior margem de manobra em relação à possível fiscalização à qual a empresa será submetida pelos governos e órgãos reguladores de todo o mundo, que já suspeitam da companhia em questões de privacidade e gestão de dados dos usuários. EFE