IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA cresceu a um ritmo anual de 3,1% no primeiro trimestre

27/06/2019 13h06

Washington, 27 jun (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,1% no primeiro trimestre de 2019, de acordo com o terceiro e último cálculo da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) nesse período, que foi anunciado nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio.

A porcentagem da atividade entre janeiro e março é igual à calculada previamente e às estimativas dos analistas, confirmando assim que a economia americana se mantém sólida no início de 2019.

A despesa dos governos estaduais e locais, o comércio exterior e o investimento em estoques foram os principais motores da aceleração econômica nos primeiros meses deste ano, segundo o relatório do Escritório de Análise Econômica (BEA), a agência do Departamento de Comércio encarregada dos dados do PIB.

A despesa dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica do país, cresceu a um ritmo anual de 0,5%, o menor aumento do último ano.

Os dados confirmam a estabilidade da maior economia mundial, depois de registrar em 2018 um crescimento de 2,9%, o maior ritmo desde 2015.

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) praticamente descartou aumentar as taxas de juros no que resta de ano e inclusive deu sinais de que pode considerar uma redução, enquanto rebaixou também as perspectivas de crescimento para este ano de 2,3% para 2,1%.

No entanto, a Casa Branca manteve o otimismo, e em sua última proposta orçamentária previu um ritmo de expansão econômica anual acima dos 3%, tanto para este ano como para 2020.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou neste mês suas perspectivas para os EUA, ao prever que este ano o país crescerá 2,6%, acima dos 2,3% calculados previamente, apesar da atual disputa comercial com a China. EFE