Economia dos EUA cresceu a um ritmo anual de 3,1% no primeiro trimestre
Washington, 27 jun (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,1% no primeiro trimestre de 2019, de acordo com o terceiro e último cálculo da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) nesse período, que foi anunciado nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio.
A porcentagem da atividade entre janeiro e março é igual à calculada previamente e às estimativas dos analistas, confirmando assim que a economia americana se mantém sólida no início de 2019.
A despesa dos governos estaduais e locais, o comércio exterior e o investimento em estoques foram os principais motores da aceleração econômica nos primeiros meses deste ano, segundo o relatório do Escritório de Análise Econômica (BEA), a agência do Departamento de Comércio encarregada dos dados do PIB.
A despesa dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica do país, cresceu a um ritmo anual de 0,5%, o menor aumento do último ano.
Os dados confirmam a estabilidade da maior economia mundial, depois de registrar em 2018 um crescimento de 2,9%, o maior ritmo desde 2015.
O Federal Reserve (Fed, banco central americano) praticamente descartou aumentar as taxas de juros no que resta de ano e inclusive deu sinais de que pode considerar uma redução, enquanto rebaixou também as perspectivas de crescimento para este ano de 2,3% para 2,1%.
No entanto, a Casa Branca manteve o otimismo, e em sua última proposta orçamentária previu um ritmo de expansão econômica anual acima dos 3%, tanto para este ano como para 2020.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou neste mês suas perspectivas para os EUA, ao prever que este ano o país crescerá 2,6%, acima dos 2,3% calculados previamente, apesar da atual disputa comercial com a China. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.