IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jornal afirma que EUA e China chegaram a acordo sobre nova trégua comercial

27/06/2019 06h11

Pequim, 27 jun (EFE).- Os Estados Unidos e China concordaram com uma trégua na acirrada disputa comercial, bem na véspera da cúpula do G20, que acontece sexta-feira e sábado, em Osaka (Japão), informou nesta quinta-feira o jornal independente "South China Morning Post", de Hong Kong.

De acordo com a reportagem, que cita fontes próximas às duas equipes de negociação, o acordo colocaria uma pausa a nova rodada de tarifas americanas a praticamente todas importações chinesas no valor de US$ 325 bilhões e será anunciado antes da cúpula.

Além disso, o objetivo dessa trégua na guerra comercial, que as fontes sugerem que duraria cerca de seis meses, seria retomar as negociações para resolver a disputa de uma vez por todas.

O jornal indica que a condição do presidente chinês, Xi Jinping, de se reunir durante o G20 com o mandatário americano, Donald Trump, é que o republicano interrompeu seu plano de iniciar as tarifas adicionais às importações chinesas.

No sábado, dentro da cúpula, os dois líderes realizarão uma reunião para desbloquear as negociações fracassadas ou pelo menos buscar que a situação não piore.

"Mas a realidade é que Trump pode mudar de ideia no último minuto", disse a fonte, acrescentando que "a trégua já foi preparada" e que seria semelhante aos três meses alcançados na cúpula anterior do G20, realizada em dezembro de 2018, em Buenos Aires.

Ontem, Trump reiterou no Twitter que está "preparado" para impor novas tarifas caso fracasse a reunião que terá com Xi em Osaka, no próximo sábado.

No entanto, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse ontem que as duas partes estavam a "90% do caminho" de chegar a um acordo, e se mostrou otimista com o sucesso da negociação. EFE