IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro destaca histórico acordo entre Mercosul e UE assinado em Bruxelas

28/06/2019 15h43

São Paulo, 28 jun (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro comemorou o histórico acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), assinado nesta sexta-feira em Bruxelas, na Bélgica, em uma mensagem postada em sua conta no Twitter.

"Histórico! Nossa equipe, liderada pelo embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999. Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia", escreveu o presidente no Twitter.

Bolsonaro lembrou que o bloco formado por Argentina, Brasil Paraguai, Uruguai e a UE - integrada por 27 países, mais o Reino Unido, que negocia sua saída - representam um quarto da economia mundial. Além disso, celebrou o fato de que agora os produtores brasileiros terão acesso a este "enorme mercado".

"Parabenizo também os ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. Grande dia!", concluiu o presidente.

O acordo foi firmado na tarde desta sexta-feira em Bruxelas, na sede da União Europeia, que recebeu mais uma das múltiplas rodadas de negociações que foram retomadas em 2016, ano em que os blocos decidiram voltar a discutir o acordo.

A assinatura foi revelada enquanto os principais líderes do Mercosul e da UE estão reunidos em Osaka para a cúpula do G20.

Durante seu primeiro dia no Japão, Bolsonaro se reuniu com vários líderes europeus, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. EFE