IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CNI comemora acordo com UE: "Passaporte para liga das grandes economias"

28/06/2019 17h08

Brasília, 28 jun (EFE).- A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou o acordo alcançado nesta sexta-feira pelo Mercosul e pela União Europeia (UE), e considerou esse pacto comercial como o mais importante já negociado pelo Brasil.

"Esse acordo pode representar o passaporte para o Brasil entrar na liga das grandes economias do comércio internacional", disse em comunicado o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que estendeu essa previsão aos outros três sócios do Mercosul: Argentina, Uruguai e Paraguai.

O acordo, que foi negociado durante duas décadas, foi anunciado nesta sexta-feira em Bruxelas por ambos blocos e Braga ressaltou que este "cria novas oportunidades de exportação devido à redução de tarifas europeias, ao mesmo tempo que abre o mercado brasileiro para produtos e serviços europeus".

Nesse sentido, ressaltou que "o importante é que a mudança será gradual", mas que mesmo assim as empresas devem começar a se adaptar a essa nova realidade.

O Ministério da Economia previu que o acordo poderia representar um aumento de US$ 100 bilhões nas exportações do país nos próximos 15 anos, dos quais, de acordo com cálculos da CNI, cerca de 10% corresponderiam ao setor agrícola.

A CNI também considerou que, se esses números forem confirmados, o setor industrial brasileiro gerará cerca de 800.000 novos postos de trabalho em dez anos. EFE