CNI comemora acordo com UE: "Passaporte para liga das grandes economias"
Brasília, 28 jun (EFE).- A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou o acordo alcançado nesta sexta-feira pelo Mercosul e pela União Europeia (UE), e considerou esse pacto comercial como o mais importante já negociado pelo Brasil.
"Esse acordo pode representar o passaporte para o Brasil entrar na liga das grandes economias do comércio internacional", disse em comunicado o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que estendeu essa previsão aos outros três sócios do Mercosul: Argentina, Uruguai e Paraguai.
O acordo, que foi negociado durante duas décadas, foi anunciado nesta sexta-feira em Bruxelas por ambos blocos e Braga ressaltou que este "cria novas oportunidades de exportação devido à redução de tarifas europeias, ao mesmo tempo que abre o mercado brasileiro para produtos e serviços europeus".
Nesse sentido, ressaltou que "o importante é que a mudança será gradual", mas que mesmo assim as empresas devem começar a se adaptar a essa nova realidade.
O Ministério da Economia previu que o acordo poderia representar um aumento de US$ 100 bilhões nas exportações do país nos próximos 15 anos, dos quais, de acordo com cálculos da CNI, cerca de 10% corresponderiam ao setor agrícola.
A CNI também considerou que, se esses números forem confirmados, o setor industrial brasileiro gerará cerca de 800.000 novos postos de trabalho em dez anos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.