IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã reduz compromisso nuclear e supera nível de enriquecimento de urânio

07/07/2019 06h23

Teerã, 7 jul (EFE).- A República Islâmica do Irã deu seu segundo passo para superar neste domingo seu nível de enriquecimento de urânio que no acordo nuclear tinha sido determinado em 3,67%, após não ter se visto beneficiado pelo acordo internacional sobre seu programa nuclear.

O anúncio foi realizado pelo porta-voz da Organização da Energia Atômica do Irã, Behruz Kamalvandi, em entrevista coletiva conjunta com o vice-ministro de Exteriores, Abbas Araghchi, difundida pela televisão estatal.

Kamalvandi afirmou que "em algumas horas, será completado o trabalho técnico e o processo de enriquecimento superará 3,67%" e detalhou que "amanhã, quando a Organização Internacional da Energia Atomica (AIEA) publicar seu relatório, o nosso nível de enriquecimento estará acima" inclusive desse nível.

"Por enquanto, chegaremos a um enriquecimento de 5%", o necessário para o fornecimento de combustível para alimentar as centrais térmicas do país, esclareceu Kamalvandi, ressaltando que para este objetivo "não será aumentado o número das centrífugas". EFE