IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA sancionam empresa chinesa por comprar petróleo iraniano

22/07/2019 23h54

Miami, 22 jul (EFE).- Os Estados Unidos impuseram sanções a uma empresa chinesa acusada de violar as restrições impostas à compra de petróleo iraniano, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

O chefe da diplomacia dos EUA anunciou que como parte de uma "campanha de pressão máxima", Washington está impondo sanções contra a empresa chinesa Zhuhai Zhenrong e seu diretor executivo, Youmin Li, por violar "a lei americana aceitando petróleo" do Irã.

"Não podemos permitir mais dinheiro para o Aiatolá, colocando em risco a vida de soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais americanos. É importante demais", justificou Pompeo, durante um discurso na 120ª Convenção Anual de Veteranos de Guerra Estrangeira (VFM, sigla em inglês), realizado em Orlando (Flórida).

Em maio do ano passado, os EUA anunciaram sua retirada do acordo multilateral nuclear com o Irã, pois as autoridades deste país estavam violando o espírito do tratado com o propósito de desenvolver armas nucleares em segredo.

Em novembro de 2018, restabeleceu as sanções à exportação de petróleo iraniano, embora tenha concedido à China, principal comprador de petróleo do país, uma isenção de seis meses para encontrar fornecedores alternativos.

O anúncio de hoje representa uma escalada nas tensões entre Washington e Teerã, depois de que nos últimos meses no Golfo Pérsico ocorreram vários ataques a embarcações, demolição de drones e a captura, na última sexta-feira, por parte do Irã de um petroleiro britânico. EFE