IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mais de 80 voos são cancelados em Barcelona por greve de pessoal de terra

28/07/2019 13h47

Barcelona (Espanha), 28 jul (EFE).- A companhia aérea British Airways cancelou oito voos neste domingo por causa da greve de dois dias do pessoal de terra da Iberia no aeroporto de Barcelona, na Espanha, que se somam a outros 73 voos de diversas companhias que foram cancelados anteriormente pelo mesmo motivo, segundo fontes aeroportuárias.

A greve, que termina hoje, também provocou atrasos generalizados, além da demora acumulada devido às fortes chuvas de ontem, que paralisaram as pistas durante 40 minutos.

Em plena temporada de verão na Europa, a greve obrigou à suspensão de 62 voos previstos para sábado e a chuva forte levou ao cancelamento de outros 46, além do desvio de cinco aeronaves para outros aeroportos.

A maioria de passageiros já tinha sido informada anteriormente do cancelamento de voos devidos à greve, o que evitou que elas se deslocassem ao aeroporto em vão, mas muitos outros souberam da notícia no local e tiveram que esperar durante várias horas para serem recolocados em outros aviões.

Os guichês das companhias aéreas, especialmente o da Vueling, a mais afetada, tiveram que atender muitos passageiros que solicitavam informações sobre os voos, que chegaram a registrar atrasos superiores a oito horas durante o fim de semana em alguns casos.

No geral, os serviços básicos funcionaram com normalidade, com um índice de adesão hoje de 14,79% dos trabalhadores, segundo a Iberia, e de 80%, segundo a central sindical UGT.

Os funcionários reivindicam o fim da temporalidade no emprego e que os cargos de meio período sejam transformados em outros de tempo integral. EFE