IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Blecaute afeta dezenas de milhões de pessoas na Indonésia

04/08/2019 10h29

Jacarta, 4 ago (EFE).- Dezenas de milhões de indonésios se viram afetados neste domingo por um defeito no sistema que deixou sem energia elétrica a área metropolitana da capital Jacarta e outras partes da ilha de Java, segundo informaram fontes oficiais.

A empresa reguladora de eletricidade PLN pediu desculpas em sua conta do Twitter pelo blecaute, que atribuiu a uma "interrupção da transmissão de 500 kw" em Ungaran-Pemalang por volta do meio-dia e que se prolongou durante pelo menos seis horas nas diversas áreas afetadas.

Made Suprateka, vice-presidente da PLN, detalhou que o defeito se deveu a problemas com uma turbina de gás na central de Suralaya, na província de Banten, contígua com Jacarta.

A empresa já restabeleceu a eletricidade em grande parte da capital, onde o metrô deixou de funcionar devido ao blecaute e os passageiros tiveram que ser evacuados, segundo afirmou em comunicado a companhia do trem urbano MRT.

"Nossos sistemas auxiliares de eletricidade só podem manter as estações, não os trens", destacou Muhamad Kamaluddin, responsável da MRT, de acordo com o site do jornal "The Jakarta Post".

Cerca de 10 milhões de pessoas vivem apenas na capital indonésia, enquanto outras 20 milhões se encontram nas áreas metropolitanas adjacentes em Java. EFE

Economia