IPCA
0,1 Out.2019
Topo

Bruxelas multará empresas por patinetes e bicicletas paradas irregularmente

08/08/2019 14h33

Bruxelas, 8 ago (EFE).- As empresas que operam os serviços de aluguel de patinetes elétricas e bicicletas poderão ser multadas a partir de setembro na região metropolitana de Bruxelas, na Bélgica, caso os veículos sejam encontrados mal estacionados nas calçadas.

De acordo com o código regional de circulação, os usuários devem deixar livre um espaço de um metro e meio, pelo menos. A regra vale não apenas para esses meios de transporte, mas também para sacolas de lixo e móveis.

As multas para as empresas que administram os serviços podem chegar a 250 euros (R$ 1,1 mil), de acordo com cada patinete ou bicicleta localizada, de acordo com a Câmara Municipal de Bruxelas. A previsão é de que a medida seja adotada a partir de 1º de setembro deste ano.

Duas cidades da região metropolitana já adotaram regras contra o estacionamento irregular dos patinetes, como Uccle, que adota punições administrativas contra as empresas, e Saint-Josse, que proibiu em março a paragem dos veículos fora de quatro áreas determinadas pelas autoridades locais.

"Tinham a tendência de não dar, eles próprios, o exemplo aos usuários, ao colocar a frota em qualquer lugar, praticamente. Os notificamos para recordar que devem respeitar o código de circulação", afirmou o prefeito de Uccle, Boris Dilliès. EFE

Economia