IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB da Alemanha registra contração de 0,1% no 2° trimestre

14/08/2019 09h03

Berlim, 14 ago (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha se contraiu 0,1% no segundo trimestre deste ano, informou nesta quarta-feira o Escritório Federal de Estatística (Destatis).

"O setor externo freou a evolução do crescimento econômico, porque as exportações retrocederam mais do que as importações com relação ao trimestre anterior", explicou o Destatis em comunicado, no qual ressaltou que a demanda interna, o gasto público e a construção subiram entre abril e junho.

A contração da economia no segundo trimestre acontece após o aumento de 0,4% no primeiro. A Alemanha beirou a recessão técnica já na segunda metade de 2018, com uma contração de 0,2% no terceiro trimestre.

Com relação ao mesmo trimestre do ano prévio, o crescimento do PIB foi de 0,4%, segundo o Destatis.

A principal causa da contração da economia alemã é a guerra comercial entre Estados Unidos e China, que danifica o rendimento de seu potente setor exterior e da indústria manufatureira.

A produção industrial caiu em junho 5,2% em termos anualizados, a maior queda em uma década, e as exportações 8%, a maior queda em três anos, segundo dados divulgados nos últimos dias.

Além disso, as incertezas em torno do "brexit", que se aproxima a um desenlace sem acordo após a nomeação de Boris Johnson como primeiro-ministro britânico e o esfriamento econômico na zona do euro, com especial atenção aos problemas políticos na Itália.

A indústria automotiva, principal empregadora e exportadora do país, também não atravessa um bom momento. EFE