IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google abandona tradição de doces e batiza novo sistema como Android 10

22/08/2019 16h25

San Francisco (EUA), 22 ago (EFE).- Android 10 é o nome oficial da próxima atualização do sistema operacional para dispositivos móveis do Google, que decidiu de vez abandonar a tradição de utilizar doces para batizar um dos principais produtos da empresas.

Desde o lançamento do Android, a companhia americana tinha utilizado nomes de doces, como "Gingerbread", "KitKat", "Oreo", entre outros, para batizar o sistema operacional, fazendo com que cada atualização tivesse um toque divertido e fácil de lembrar.

No entanto, o Google explicou nesta quinta-feira em um post no blog oficial da companhia que, embora os nomes fossem bastante assimilados pelos usuários do Android, a opção pelos doces não eram tão bem entendidas pela comunidade global.

A empresa considerou que a tradição tinha um foco ocidental demais, citando como exemplo "Android Pie", a atual versão do sistema. As tortas não são consideradas como sobremesas em alguns lugares do mundo e também não são tão populares como em outras partes.

"Sendo um sistema operacional global, é importante que os nomes sejam claros e próximos para todas as pessoas do mundo", destacou o Google na nota.

O Android 10 será lançado entre setembro e dezembro deste ano. O sistema foi projetado para funcionar com as novas redes 5G e apresenta como uma das principais novidades a ferramenta "Live Caption", que transcreve em tempo real os conteúdos que estejam sendo reproduzidos no próprio dispositivo. EFE