IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Suspensão do parlamento aumenta volatilidade e faz libra cair frente ao euro

Boris Johnson  - AFP
Boris Johnson Imagem: AFP

Em Londres

28/08/2019 17h13

A decisão tomada pelo governo do Reino Unido hoje de suspender o parlamento por cinco semanas como forma de facilitar a aprovação de um Brexit sem acordo com a União Europeia (UE) ampliou a volatilidade no mercado cambial e fez a libra esterlina fechar o dia em queda de 0,49% em relação ao euro.

A divisa britânica chegou a registrar perda de 0,89% frente à moeda europeia durante a manhã, pouco depois do anúncio feito pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e da confirmação da suspensão por parte da rainha Elizabeth 2ª, mas se recuperou e diminuiu as perdas ao longo do dia.

Na hora do fechamento do pregão, 1 libra esterlina era cotada a 1,1029 euros. Já em relação ao dólar, a libra passou a valer US$ 1,2215, uma queda de 0,59%.

A suspensão do parlamento do Reino Unido a partir da segunda semana de setembro dificulta a atuação dos deputados para frear um eventual Brexit sem acordo. Johnson tem afirmado desde que assumiu o cargo que está disposto a romper os laços com a UE no dia 31 de outubro, com ou sem pacto com o bloco europeu.

Instituições do próprio governo britânico e especialistas alertam que uma saída sem acordo representará um duro golpe para a economia do Reino Unido, que poderia entrar em recessão.