Argentina impõe autorização para compra de moeda estrangeira
Buenos Aires, 1 set (EFE).- O Governo da Argentina publicou neste domingo um decreto no Diário Oficial pelo qual obriga os exportadores a liquidar no mercado local as divisas obtidas nas transações externas, além de exigir uma autorização prévia para a compra de moeda estrangeira para realizar transferências ao exterior.
O decreto, que leva a assinatura do presidente Mauricio Macri, estabelece que até o dia 31 de dezembro os exportadores de bens e serviços precisarão pôr na Argentina as divisas e/ou negociá-las no mercado de câmbio, nas condições e prazos que forem estabelecidos pelo Banco Central da Argentina.
Além disso, o BC determinará os casos em que as compras de divisas no mercado de câmbio e as transferências para o exterior requeiram autorização prévia "com base em pautas objetivas em função das condições vigentes no mercado cambial e distinguindo a situação das pessoas humanas da das pessoas jurídicas".
"Diante de diversos fatores que impactaram na evolução da economia argentina e a incerteza provocada nos mercados financeiros, o Executivo se viu na necessidade de adotar uma série de medidas extraordinárias com o intuito de assegurar o normal funcionamento da economia, sustentar o nível de atividade e emprego e proteger aos consumidores", justifica o documento.
O Governo adota essas medidas após um mês de turbulências severas nos mercados, o que teve início depois dos maus resultados da chapa de Macri nas primárias presidenciais do dia 11 de agosto. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.