IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão Europeia envia alerta ao Brasil sobre cumprimento do Acordo de Paris

04/09/2019 12h56

Bruxelas, 4 set (EFE).- A Comissão Europeia (CE) enviou nesta quarta-feira uma mensagem de alerta ao Brasil, de que qualquer descumprimento dos compromissos firmados no Acordo de Paris, pode interferir na assinatura do acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul.

"Cada tratado que estamos fazendo, tem um capítulo sobre comércio e desenvolvimento sustentável, para garantir compromissos, com o objetivo de implmementar as convenções internacionais sobre clima", afirmou Cecilia Malmström, comissária de Comércio da CE, durante conferência em Bruxelas.

"Por isso, é tão importante que se una esses quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) a União Europeia, em um momento em que os Estados Unidos deixaram o Acordo de Paris e está incentivando outros a fazer o mesmo", completou.

Malmström citou, expecialmente, as informações que chegam a Amazônia, que vem sofrendo com série de queimadas de grande magnitude.

"Vimos os relatórios sobre os incêndios florestais na Amazônia, que precisa ser protegida", disse a sueca.

A comissária ainda destacou a existência de "boas leis" de preservação ambiental, e que o governo brasileiro precisa respeitá-las.

"Acho que o acordo União Europeia e Mercosul, que ainda não entrou em vigor, pode ser parte da solução, mas temos que deixar muito claro ao Brasil que esperamos que siga os compromissos que fez no Acordo de Paris", garantiu.

Atualmente, o tratado entre os blocos está em fase de revisão legal e tradução, para depois ser colocado em votação pelos respectivos parlamentos, o que encerraria uma negociação que durou 20 anos. EFE