IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump afirma que há boas chances de chegar a acordo comercial com a China

09/10/2019 20h48

Washington, 9 out. (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que há boas chances de seu governo chegar a um acordo comercial com a China.

As declarações foram feitas na véspera de uma reunião entre representantes dos dois países em Washington, um encontro visto como uma última tentativa das partes de tentar solucionar o conflito comercial que tem tido efeitos negativos sobre a economia global.

"Há possibilidades muito boas. (...) A pergunta é: 'quero entrar em acordo'? E a resposta é: 'se é o acordo correto, sim'", disse Trump ao ser perguntado por jornalistas sobre as expectativas do governo americano para a reunião de amanhã.

Trump argumentou que os chineses têm um grande respeito pelo governo americano e disse que apenas duas pessoas importam nas negociações: ele próprio e o presidente da China, Xi Jinping.

"A China quer chegar a um tratado mais do que eu. (...) Estou muito feliz agora, estamos ganhando bilhões de dólares em tarifas", afirmou.

A delegação americana será liderada pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. Já a equipe chinesa terá o comando do vice-presidente do país, Liu He.

A reunião ocorre dias antes de uma nova alta das tarifas aplicadas pela Casa Branca sobre a importação de produtos chineses. Na próxima terça-feira, as taxas impostas a US$ 250 bilhões em compras de bens do país asiático subirão de 25% para 30%.

O otimismo se refletiu em Wall Street, e os três principais indicadores da Bolsa de Valores de Nova York fecharam o dia em alta. Os investidores esperam que, enfim, os dois países encontram soluções para resolver o conflito comercial que se arrasta há meses. EFE